quinta-feira, 26 de maio de 2011

João Claudio Ribeiro - O Chico Mendes do Pará [LUTO]

"..A mesma coisa que fizeram no Acre com o Chico Mendes querem fazer comigo, a mesma coisa que fizeram com a irmã Doroth querem fazer comigo.."

Foram duas grandes derrotas para os ambientalistas ontem, uma com a aprovação da reforma do código florestal na câmara, outra com a morte do castanheiro João Claudio Ribeiro e sua esposa, assassinados a tiros de escopeta e pistola no Pará.

João Claudio Ribeiro nasceu na floresta e era castanheiro desde os 7 anos de idade, como ele mesmo dizia, era filho da floresta e as árvores eram suas irmãs.. sua morte era uma pedra cantada, questão de tempo. Na terça feira ele e sua esposa foram assassinados próximos a própria casa. Mesmo tendo pedido proteção e denunciado as ameaças constantes várias vezes nada foi feito.

João Claudio Ribeiro vivia com a mulher em uma propriedade de 20 hectares, no qual 16 eram floresta nativa, dessa pequena área de floresta ele sempre conseguiu tirar seu sustento. Sua morte foi encomendada pelos mesmos pecuáristas e madereiros que comemoraram ontem a aprovação da reforma do código florestal.

Confiram a preocupação do mártire castanheiro João Claudio Ribeiro:

Palestra de Zé Claudio no TEDx Amazônia

Imagem de área desmatada no Pará no jornal espanhol El País (Foto: 25/05/11)

Nenhum comentário: